20
dez

Site Casa e Jardim Julho 2016

 

10 IDEIAS DO ARQUITETO PARA DECORAÇÃO DE UMA SALA PEQUENA

Sem gastar muito, sem quebrar uma parede, o arquiteto Robert Robl mudou completamente a sala de 12 m² de um apartamento. Na reportagem a seguir, ele mesmo explica o que fez. As dicas podem servir para você!

Sala pequena, para uma família de 4 pessoas receber e ver TV. Já viu esse filme? Chamado para repaginar o ambiente sem botar tudo abaixo, o arquiteto Robert Robl reuniu soluções simples que podem ser aplicadas em vários casos. A seguir, as ideias do profissional, explicadas por ele mesmo.
 

1. Trocar as cores do ambiente

A decoração da sala era toda marrom, bege e branca. Tapete marrom, cortina e parede da TV café com leite, sofá camurça bege-amarronzado. Sugeri trocar a cor do sofá como ponto de partida.

 

2. Aproveitar o sofá existente e só trocar o tecido

O sofá não é dos mais velhos e tem um desenho super ok, retinho, básico, clean, além de estar em boa proporção na sala. Achei um veludo azul escuro com preço bom e a cliente topou reformá-lo.

 

3. Trazer elementos que combinassem com o novo sofá

A partir do sofá reformado fui atrás do tapete estampado azul, pra ficar harmônico. Sugeri o modelo com fundo claro e estampa geométrica, que ajuda a “alongar” visual do ambiente estreito.

 

4. Disfarçar a TV, que é grande demais para o espaço

Para a parede da TV escolhi a cor cinza escuro, que serviu de fundo para camuflar o aparelho. Existia um problema de proporção: TV muito grande para o tamanho da sala. O certo seria ter um modelo menor. Mas a cor escura na parede resolveu.
 

5. Adequar a proporção do móvel da TV

Criei um móvel menos profundo, suspenso, e no mesmo tom da parede para dar unidade ao conjunto. Pintei a lareira de canto com a mesma cor. Racks suspensos são ótimos para salas de pequenas metragens.

 

6. Harmonizar as cores nos detalhes decorativos

Para criar um contraponto ao ambiente cinza e azul, usei muito branco: na poltrona, na parede atrás do sofá e na cortina.
 

7. Aproveitar os móveis da cliente

O pufe Barcelona já pertencia à proprietária. Achei legal mantê-lo, assim como a mesa lateral do abajur.
 

8. Ajustar a iluminação

A sala tinha uma sanca de gesso, que eu achava meio confusa por estar em um espaço pequeno. Resolvi nivelar o forro. Criamos mais circuitos elétricos para que as luzes centrais e dos abajures fossem independentes, com possibilidade de ter luz indireta.
 

9. Fazer caber uma poltrona

A mudança da profundidade do rack permitiu a colocação de uma poltrona na sala. A peça tem um pufe, que pode ficar junto ou separado dela. Ou seja: um lugar a mais para sentar.
 

10. Saber a hora de parar

Achei que o veludo do sofá roubava a cena. Então, não quis usar muitos outros elementos. Coloquei apenas almofadas e gravuras em preto e branco. E só.

 
Publicado no site Casa e Jardim em julho de 2016.